segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Os logos das Olimpíadas

Estava eu lendo uma reportagem na revista de esportes da Istoé e tinha uma matéria enorme sobre os logos das Olimpíadas de Atenas 1896 até hoje. Achei muito legal ver a evolução do design desde o século retrasado, onde as técnicas de desenho e impressão não eram das melhores e até hoje, com o uso da tecnologia das cores e dos super computadores.


Os logos da primeira década do século XIX eram em sua maioria delimitados por bordas como se fossem cartazes e não logos. Eles usava muito desenho detalhado e tipos rebuscados que até dificulta um pouco a leitura (tem que dar um super zoom pra checar todos os detalhe).

Quase todos tem imagens de homens praticando esportes das antigas como levantamento de peso ou segurando a tocha olímpica. A partir de Los Angeles 1928, os homens começaram a sair do desenho e os grafismos vieram à tona.



Na segunda metade o século, o traço foi evoluindo e ficou bem mais moderno. As linhas ficaram mais simples e o uso das cores era pontual, para marcar algum elemento de destaque. Engraçado ver que de Munique 1972 a Moscou 1980 os traços geométricos ficaram bem fortes mesmo, e o preto e vermelho predominaram...Devia ser as lições deixadas pela Bauhaus!

Ops, errei na descrição da barrinha lá em cima! É de 1948 a 1984!

Aí entramos na era moderna e a combinação de azul, vermelho e amarelo dominou geral! A coisa ficou tão igual que Barcelona 1992 e Sidney 200o são praticamente a mesma coisa: bonecos correndo nessas cores.

A partir do ano 2000, as cores foram mudando e os logos começaram a ficar com as caras das cidades sedes, como Pequim 2008, que é um lançador de disco criado com pincel chinês de pintura.

Bom, aí vem Londres 2012 e a coisa degringolou... Desde que foi divulgado esse logo, fico me perguntando se o pessoal do Cômite Olímpico não tava bêbado no dia da votação do concurso (há vários anos os logos das olímpiadas são escolhidos por concurso internacional). Que porcaria é essa? Até o micreiro da gráfica que fica na esquina daqui de casa faz coisa melhor com seus conhecimentos de coreu drau e fotoxopi!!!!

O nome do criador dessa belezinha é Wolf Olins que deve ter ganhado um dinheiro besta por esse trabalho primoroso de identidade visual. Rezemos para que a coisa melhore no Rio 2016 que deve ser divulgado até o fim desse ano!



Um comentário:

  1. Ótimo Marilia!
    Gostei de encontrar seu blog (mesmo abandonado). Me parece que a coisa melhorou no Rio2016, sim.
    Abs

    ResponderExcluir