quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Flea Markets

Sempre que viajo para algum lugar diferente, procuro logo saber se lá tem mercado de pulgas! O nome pode até assustar, mas pode ter certeza que nunca encontrei nenhuma pulga em nada que comprei nesses mercados.

Eles são super famosos por venderem, em sua maioria, objetos de segunda mão, mas tem muita coisa nova também, fabricada por artesãos e pertencentes a vendedores, mas nunca usados antes. Nas grandes capitais européias e americanas é certo encontrar os flea markets em maior quantidade, às vezes até 3 por cidade.


Aqui no Brasil essa cultura de comprar coisas usadas ainda é pouco difundida, muita gente tem até preconceito com isso! Acho que o mais conhecido mercado de pulgas brasileiro é a feirinha da Praça Benedito Calixto, na Vila Madalena, que ocorre todo sábado e agrega o melhor do vintage, da arte e do design.

Quando fui à Europa, um guia que me ajudou muito a encontrar os flea markets foi o Guia Criativo para o Viajante Indepente na Europa, de Zizo Asnis, que eu recomendo muito pra quem for viajar sozinho e prefere fugir um pouco dos pontos turistões cheios de japas com nikons ultra hightechs. Ele praticamente faz um mapa dos flea markets da Europa.

Com certeza os produtos mais famosos dos fleas são os objetos vintage: pratos, xícaras, telefones, louças... Tudo vindo do tempo da vovó, mas praticamente intactos. O vintage é a principal atração, por exemplo, da feira de San Telmo em Buenos Aires!

O artesanato também está presente em vários mercados. No de Paris, como a maioria dos vendedores são negros imigrantes (inclusive o flea de lá fica num subúrbio), eu vi muito produto artesanal, de roupas a sapatos...

Adoooro bugiganga! Aquelas coisas chinesas que você compra e só depois se pergunta: O que eu vou fazer com isso? Pois tem de sobra nesses mercados, muita coisa vinda da China por contrabando, mas fazer o que se tudo que vem da China até nas lojas é contrabando, quanto mais nos mercados ao ar livre?

Bom, fica a dica para que for viajar, garanto que é um super programa passear por um mercado assim. Mas atenção: pechinche sempre! Quando os vendedores desses mercados notam que o comprador é estrangeiro adoram uma exploração...Principalmente se forem imigrantes turcos (sorry, turcos!!!).


Nenhum comentário:

Postar um comentário