terça-feira, 10 de agosto de 2010

A fachada da moda

Um pastiche? Uma caricatura? Uma brincadeira? Um horror? São as fachadas, respectivamente, das grifes Goyard em Londres, Louis Vuitton em Paris e Dior em NY, todas trabalhadas imitando os modelos das bolsas mais famosas dessas grifes. Tem quem ame, tem quem odeie!

Sinceramente, eu acho bem legal e até engraçado, meio cafonão mesmo, coisa de mundo pós-moderno de ousar, jogar o que tá na memória coletiva das pessoas numa fachada gigante, quase com vida. Se eu faria? Acho que não! Tem que ter muito espiríto de Lady Gaga!

Isso me lembra muito as lições Robert Venturi e do livro "Complexidade e Contradição em Arquitetura" que criticava a arquitetura moderna toda branquinha e certinha e defendia o uso de elementos contraditórios nas edificações. Eu só lembro da igreja dele em forma de pato que eu me choquei quando vi a primeira vez!

Alguns arquitetos como Frank Gehry seguiram a lição à risca - vide binóculo/agência de publicidade! E parece que Venturi deixou sua marca mesmo na arquitetura de moda!



Os arquitetos Jean Nouvel, Phillipe Starck e Christian de Portzamparc são os responsáveis pelas obras acima...

Fotos do Petiscos


Nenhum comentário:

Postar um comentário