terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Colonia del Sacramento

Já viajei por algumas cidades muito belas, claro que ainda falta conhecer muita coisa, mas do que já vi no mundo, Colonia del Sacramento no Uruguai foi uma das cidades que mais me impressionou.

Colonia era uma antiga fortificação portuguesa e hoje é Patrimônio Histórico da Humanidade. A cidade foi fundada no século XVII pelos portugueses e bastante disputada pela sua situação estratégica, no acesso ao Rio da Prata. O seu controle mudou das mãos dos portugueses para os espanhóis e de volta aos portugueses durante cerca de um século.

Para chegar lá, comprei o ticket do BuqueBus no site 2 dias antes de partir, quanto mais cedo se comprar melhor, pois as passagens ficam mais baratas. O meu ticket custou 70 pesos na balsa rápida que leva 1 hora para chegar em Colonia. Aí é só pegar o buque na hora marcada na estação do Buque em Puerto Madero. Eu passei o dia lá e voltei de noite, mas vale muito se hospedar lá, tem até um hostel da HI.

Essa é vista do Buque chegando na cidade, depois de cruzar o Rio da Prata. Quem quiser pode levar até carro no buque e ir pra Montevideu e Punta depois.

Chegando em Colonia, impressiona as ruas largas e com pouco movimento, tipo balneário turístico mesmo. As ruas tem um monte de carros antigos e engraçados e muitas casas de parrilla.
Vários restaurantes, bares e lojas ficam no centro Histórico. Quando eu cheguei lá era dia da festa de carnaval (não sei porque eles comemoram na sexta pós-carnaval) e os adolescetnes estavam cantando marchinhas e tocando tambores e jogando bolas dágua, mas nada que atrapalhasse o passeio, foi até bem engraçado fugir das bolas correndo.

O centro Histório que é mais ou menos 10% da cidade é tombado pela UNESCO, tem várias casas em restauração e outras vazias, como que ali só para contar história.

Várias ruas ainda mantém o piso original da época dos portugueses, como a Rua dos Suspiros. Também em ruínas está a antiga casa do governador na Plaza Mayor, onde podemos ver em pedra as marcações dos cômodos no chão.
Vale a pena subir no antigo farol e ter uma vista panorâmia da cidade. Dá para ver as casas, o porto com os barcos, o casco novo....

Outra coisa que amei fazer lá foi alugar bicicletas e andar pela Avenida Costanera, que circunda o Rio da Prata, é vista mais linda do mundo!!!!!!! Já é fora do casco histórico, mas as casas que ficam do outro lado da avenida são igualmente fantásticas!!!

Que saudade, Colonia!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário