sábado, 24 de outubro de 2009

Arte de Pernambuco


Pernambuco é um estado que tem uma presença cultural muito forte, seja através do artesanato, do folclore e claro, da pintura! A expressão artística representante da arte local é muito intressante, tem raízes no movimento armorial e nas formas simples, das mulheres e dos bichos da terra.

Por isso, resolvi fazer esse post com 4 dos meus artistas preferidos locais! Quem me dera ter vários quadros de todos eles na minha casa, pra mim valem tanto quanto um Picasso! hehehehehe....

Jairo Arcoverde

Adoro os quadros de Jairo, super alegres com cores fortes e formas inusitadas, lembra um pouco as pinturas das cavernas! Jairo começou a pintar há 45 anos atrás e não tem idéia de quantos quadros já pintou e vendeu pra fora.

Hoje ele mora na Praia do Janga onde fica seu atêlie, mas infelizmente eu não sei o endereço, sempre vejo suas obras em galerias ou exposições pela cidade.

Tereza Costa Rêgo

Tereza tem um olhar crítico dos acontecimento da cidade: pinta as prostitutas nos bórdeis, os marinheiros que chegavam de viagem e iam beber no Porto do Recife, as formas femininas e sua relação com o masculino. Tereza pinta há mais de 60 anos, inclusive no tempo que morou no Chile e em Paris, acompanhando seu marido que foi exilado pelos militares.

Com doutorado em História na Sorbonne, Tereza já foi diretora do Museu do Estado e do Museu Regional. Hoje se dedica exclusivamente a pintura na sua casa em Olinda, na rua do Amparo.


Lúcia Pereira
Sou suspeitissíma pra falar da minha querida Tia Lucinha (na verdade, tia do meu namorado, a quem eu chamo de tia também). Sou fãzona da arte dela e segundo ela mesma, uma de suas maiores incentivadoras.
.
Lúcia tem uma arte regionalista, da pintura simples das mulheres-ninfas e da natureza, uma relação que ela exprime nas telas com extremo bom gosto. Ela pinta na sua casa, no Recife, e com frequência expões em galerias e restaurantes da cidade. Mês passado acabou um temporada de 8 meses no restaurante Villa e vai começar uma nova temporada na Creperia La Plage.
Quem se interessar pelos quadros dela, pode falar comigo!!!!!
.
.
Romero de Andrade Lima
.
Romero começou a pintar e esculpir aos 23 anos e posteriormente passou a criar cenários, figurinos e iluminações para diversas montagens, tendo trabalhado também em direção de espetáculos e na criação de textos. A arte de Romero é cheia de mulheres e rostos femininos com uma estética voltada para o medieval. As cores opacas são uma constante em seus trabalhos. Atualmente expões no hall principal do Shopping Paço Alfândega no Recife Antigo.
.
E quem se interessar, achei o endereço do atelier dele:
Rua Soares de Azevedo, 167 - Poço da Panela - Recife.
.
Vale uma visita quem tiver de passagem turistando na cidade!

Gente, esses artistas tem obras ainda mais maravilhosas do que essas que postei, já que muitas fotos peguei na internet e em sites de terceiros, pois esses benditos artistas, sabe como são, né!!! Nem um sitezinho tem divulgando o trabalho! Cada um merece um puxão de orelha por isso!
.
Hehehehehehehhehehehehehe.....
.
Hora de criar uma página na web now! O mundo precisa conhecer o excelente trabalho de todos vocês!

5 comentários:

  1. Lúcia Pereira é sua tia? NOssa! amei os quadros dela. Os vi No La Plage tem uns 3 meses. Se eu tivesse momento naquela hora não saberia decidir qual deles levar :D
    Ela tem site proprio de venda dos quadros dela? Ou eles ainda estão em exposição lá no La Plage? Quem sabe ai com o 13º eu possa adquirir algum :)

    ResponderExcluir
  2. Onde adquirir obras da artista Lucia Pereira?

    ResponderExcluir
  3. Onde adquirir obras da artista Lucia Pereira?

    ResponderExcluir
  4. Ola, como faço para adquirir um Lucía Pereira? Me ajuda?

    ResponderExcluir