segunda-feira, 8 de junho de 2009


Electrolux Designlab 2008

Povo, estava eu dando uma olhada nos projetos finalistas do Electrolux Designlab 2008 e eis que pequenos detalhes começaram a me intrigar.

Nada contra o concurso, considero maravilhosa a idéia da Electrolux de dar lugar aos jovens designers do mundo e também nada contra a genialidade dos projetos, são muito criativos e os croquis de apresentação nem se fala, maravilhosos!

Mas, gentemmmmmm, esses projetos só funcionam no primeiro mundo, aqui na parte de baixo, esse eletros tão longe de serem top de vendas lá na Insinuate! Vamos lá!

Coox, Vesta Cooktop e Drawer Kitchen

Todos 3 são protótipos de fogões, o primeiro um cooktop com rodas que se move pela casa, o segundo um cooktop também móvel, mas com uma boca e o terceiro um cooktop móvel com um armário e freezer embaixo. Em nenhum dos 3 ficou claro como fica a ligação do gás com o aparelho, e pra quem nem tem gás encanado, usa o velho bujão, como é que fica essa história de mover o troço pela casa? O bujão vai junto?

Strathosphere, Ibasket e E-bag

O primeiro é um "desodorizador de roupas", quando você chegar em casa ao invés de pôr a roupa pra lavar, você coloca nessa máquina pra dar uma desinfetada e usar depois. Coisa de europeu que não gosta de uma águinha.... O segundo é uma cesta que lava roupa, você não precisa mais levar a roupa pro cesto e depois pra máquina, essea aparelho já faz tudo, mas cabe aí dentro a "trouxa"da casa inteira? lençol, toalha, calça, fralda de menino??? No mínimo umas 20 lavagens pra dar conta.....O terceiro não entendi muito bem, é um cooler que armazerna ar frio à maneira que você anda pra poder se refrescar depois, mas quem é que vai sair carregando esse troço pela rua, além da bolsa, do caderno, da mochila??

Sook, Scan Toaster e FlatshareFridge

O primeiro é um livro de receitas digital wireless que se conecta à internet pronto pra ficar na cozinha...vamos ver quem vai substitui o velho livro da Ofélia por ele.... o segundo uma tostadeira que deixa desenhos no pão, bem útil pra você convencer seu filho pequeno a comer pão integral com aveia... e o terceiro e projeto vencedor, é pra mim também a idéia mais original por partir de um conceito bem simples, é uma geladeira com pequenas divisões pra quem divide apartamento não precisar mais se estressar com "fulano que pegou o iogurte de sicrano", mas bem unreal ainda pra gente aqui, visto que essa cultura de housemates ainda é bem európéia e americana.

Bom, quem sabe um dia a Eletrolux faz um Designlab for the Third World e a gente inclui uns projetos bem povão nele! Mas quem quiser participar do Designlab 2009, basta estar devidamente matriculado em uma faculdade de arquitetura ou design em qualquer parte do mundo, e se preparar para concorrer a um prêmio de 5 mil euros.

O site pra se inscrever é esse aqui: http://www.electroluxdesignlab.com/the-competition

Vamos aguardar e ver o que vem por aí.

Um comentário:

  1. Podem até demorar mas quem sabe daqui uns anos até mesmo aqui no nosso querido terceiro mundo não vira um ítem comum... lembra do computador ou do laptop (ha anos trás nunca imaginei que teria um para poder levar onde bem quisesse?

    Bjos

    ResponderExcluir