quinta-feira, 21 de abril de 2011

Feira de Design de Milão

Finalmente começou a feira mais esperada do ano, Milão 2011. Já falei no twitter e falo de novo que a cobertura do UolCasa é a melhor de todas para quem quiser ficar realmente por dentro do que tá acontecendo por lá, não só da feira, mas também das mostras de rua paralelas.

Fiz aqui um apuradinho dos meus favoritos até agora, muita coisa legal em termos de desenho, mas ao mesmo tempo muita repetição de material, de estilo, mais do mesmo, etc...

Para deitar a apoiar
Sofá Siesta da Campeggi (Design de Emanuelle Magini), poltrona Strip-Tease da Meritalia (Design de Giuilio Iachetti), mesa Stitche da Moroso (Design de Tord Boontje) e mesa Otavio da Ri Construzzione.

Adorei o banco/rede Siesta não parece coisa de design brasileiro tentando imitar uma rede? Fofíssimo! E as mesas costuradas da Moroso também achei uma idéia massa, uma inovação em se falando de usar pregos, porcas e parafusos. Aliás, tudo que mexeu com uma geometria mais rebuscada e jogos de cores saltou direto nos meus olhos, como a mesa Otavio.

Pode-se notar que tem havido uma fuga da madeira para se trabalhar com vários materiais diferentes, como tecidos por exemplo, principalmente em cadeiras e mesas. Até porque madeira sempre foi o primeiro material que vem a cabeça de todo mundo quando se pensa em sentar e apoiar, bem clichê, né?

Para Sentar

Poltrona Butaca da Randon (Design de Ramon Estevez), Cadeira Balaio de Sérgio Matos, Bold-Chair da Moustache (Design de Big Game) e poltrona Anastase 2 de Cristian Lacroix (ele mesmo, o estilista).

Cadeiras são sempre o carro forte das feiras de Milão e nesse ano o destaque foi para o trabalho de um brasileiro, Sérgio Matos com a cadeira balaio, como falei acima, uma fuga da madeira para se trabalhar com fibras e tecidos.

Amei também a poltrona Anastase (tô numa fase de amar tudo com pezinhos e design rococó) e a poltrona Butaca, um trabalho de geometria simples, mas que surpreende pela idéia inovadora de trabalhar ângulos forte numa cadeira.

Iluminação, Armário e Infantil

Luminária Baloon da Vertigo Bird (Design de Ulli Budde), Rocking Animal da Enko e Armário Contour de Jessika Kaleskog.

A desconstrução das formas está presente também nos armários com o Contour ( a gente só pensa em estante e armário quadradinho, né?). Mas acho que o que mais gostei na feira toda foi esse balanço da Enko, o Rocking Animal, parece uma reinvenção contemporânea dos brinquedos de Eero Aarnio, né?

Minha Crítica

Claro que projetar cadeiras é sempre importante e a fonte de criatividade dos designers nesse campo é imensa (vide fotos acima), mas essa história de design de cadeira tá cansando um pouco, né?

É enorme o campo de objetos domésticos que podem se trabalhados nessas feiras e tudo que a gente mais vê são cadeiras e mesas e de vez em quando, uma luminária e uma estante...ZzZzZzZzZzZz

Tá na hora de se começar a inovar em termos de produtos, haja bunda pra sentar em tanta cadeira!

Fotos UolCasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário