sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Dr. Nakamats

Poucos conhecem esse nome, mas muitos de nós somos usuários antigos das suas invenções. Com 80 anos de idade e muita disposição, Dr. Nakamats já patenteou 3.218 invenções (vencendo Thomas Edison com 1.039). A mais famosa delas com certeza é o disquete, que revolucionou a maneira de guardar arquivos digitais.


Entre outras invenções famosas estão o relógio digital e a cadeira Cerebex. Segundo Dr. Nakamats, criar é um processo que exige calma e que as idéias só surgem quando se está relaxado ou até mesmo dormindo e não através de tentativas seguidas forçando a mente.

Na sua casa no Japão ele tem uma sala chamada "Sala da Estática", a qual ele denomina um lugar de muita paz, só com elementos da natureza como flores, uma fonte e pedras. Ele gosta de ouvir jazz enquanto coloca uma idéia que surgiu no papel e para finalizar, ouve a quinta sinfonia de Beethoven, segundo ele: "música ideal para obter conclusões acertadas".

Dr. Nakamats ainda cria ativamente com seus 80 anos conservados com uma alimentação balanceada formada por queijo, iogurte, ovos, camarão e enguias que segundo ele, reforça sua atividade cerebral.

Gente, vou começar a comer essas coisas agora...

E para estimular ainda mais o surgimento das idéias, Dr. Nakamats costuma entrar numa piscina e ficar lá até poucos segundo antes de perder completamente a respiração. Ele diz que aquele momento de desespero é um flash de criatividade, então ele sempre carrega uma prancheta e uma caneta à prova dágua na piscina com ele pra escrever o que pensou ali na hora.

Bom, esse método eu acho que não quero usar...

Para quem quiser saber um pouco mais sobre esse velhinho estranho e criativo, tem uma entrevista massa com ele aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário