segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O MVRDV é um escritório de arquitetura que fica na Holanda fundado em 1991 pelos amigos saídos do escritório de Rem Koolhas (OMA), Winy Maas, Jacob Van Rijs e Nathalie de Vries. O MVRDV é bem conhecido por sua filosofia de densificação, novas arquiteturas e uso do espaço múltiplo, seus estudos de densidade implicam que a cidade não é só na frente, atrás ou do lado, mas acima e abaixo.



A primeira encomenda do escritório foi a sede para a VPRO em Hilversu, Holanda. Outros trabalhos famosos incluem o alojamento Wozoco em Amsterdam, Pavilhão Holândes na Expo de Hannover em 2000, Parque empresarial Flight Forum em Eindhoven, Loyd Hotel em Amsterdã e habitação Mirado em Madrid.

Os projetos em andamento abrangem vários países da Ásia e da Europa e entre eles o projeto de investigação de uma cidade do futuro para Paris encomendado por Nicolas Sarkozy e uma eco-cidade em Logrono na Espanha.

Algumas pessoas até se chocam quando vêem alguns projetos do MVRDV, mas aos poucos, os olhos se acostumam com as intervenções cheias de fractais e geometria bastante desenvolvida e que nada mais são do que obras extremamente conceituais e de manifesto, mas que dizem muito sobre como deve ser a arquitetura do próximo milênio.

Tanto que o escritório hoje é referência para jovens arquitetos que estão nas universidades, pela integração de excelentes projetos com filosofia de cidade e de mundo. Com certeza, ainda vem muita coisa boa deles por aí e vamo torcer para que venha algo bem inovador pro Brasil também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário