segunda-feira, 26 de julho de 2010

As 8 + faltas-de-educação


Hoje me bateu a Glorinha Kalil e resolvi fazer esse post, pois se tem uma coisa que eu super valorizo numa pessoa é a educação. Seja no trabalho, no trânsito, no consultório médico, fazendo compras.... nada mais elegante do que ser elegante. E educação doméstica (essa mesmo!) não vem de berço não. Educação doméstica não tem cor, raça e cartão de crédito e é bem diferente de educação intelectual.

Tá cada dia mais difícil hoje encontrar pessoas veramente educadas domesticamente. Impressionante, mas é verdade! E essa educação que eu tô falando vai muito além de usar só as palavrinhas mágicas que os britânicos tantos amam: please-thank you-sorry-excuse me... Só isso não adianta de nada!

Segue abaixo a listinha das 8 + faltas-de-educação que eu abomino!!!!

1. Dominar a conversar numa roda de amigos

Não tem coisa mais chata nesse mundo do que aquele amigo que quando chega no ambiente ninguém mais conversa. Ele é o único que tem as melhores histórias: o único que escalou o pico do Everest, conheceu Obama e comeu gafanhoto no Camboja. Geralmente essas criaturas sempre falam de histórias em que contam vantagens financeiras (deselegância mor!). Saber ouvir os outros e falar na hora certa, sem exageros e atropelos, é um dom!

2. Falar alto em restaurante/bar/lanchonete

Não tem coisa mais desagradável do que comer ao som de uma sinfonia de vozes. Tudo bem que quando estamos num barzinho tomando cerveja ou na McDonalds cheia de crianças, não dá pra esperar o silêncio de uma igreja. Mas as pessoas exageram muiiiiito! Tem lugar aqui em Recife que eu amo a comida, mas eu não piso, porque o barulho de pessoas gritando é insuportável! Lugar de refeição pede um volume mais controlado.

3. Tratar mal garçons/faxineiras/serventes

De que adianta só usar as regrinhas da educação com o seu chefe? Gente que trata mal e ignora subordinados, é o fim da picada. Lembre-se que aquela pessoa está prestando um serviço pra você e tudo que a gente pode fazer pra melhorar esse serviço é ser educado. Sabe aquelas pessoas que fazem o pedido do restaurante sem nem olhar nos olhos do garçom como se ele fosse um poste, mirando sempre pra frente?

4. Falta de coletividade no trânsito

Se tem uma coisa no Brasil que a falta de educação é mor é no trânsito. Parece uma competição, onde as pessoas não admitem perder vantagem (é o famoso jeitinho brasileiro de sempre tentar se dar bem)! Exemplos disso é não dar a passagem para um carro que vem há um tempão tentando trocar de faixa só por birra ou tentar dobrar à esquerda numa avenida super movimentada de mão dupla, (mesmo sabendo que uma fila enorme de carros vai se formar atrás do seu carro e atrapalhar todo o tráfego), só porque você não admite perder mais 3 min do seu tempo dando a volta no quarteirão... Jeitinho brasileiro=faltona de educação!

5. Andar empurrando pessoas

Seja no meio da rua, no shopping, na boate.... gente que anda batendo ombro, bolsa, mão nos outros é o fim!!!!! Claro que no shopping em dia de liquidação e no show da Ivete Sangalo numa micareta é impossível não tocar em ninguém. Mas parece que tem gente que gosta mesmo de contato humano e sai batendo cabelo em todo lugar sem saber que está incomodando...

6. Atender o celular no cinema

Nem adianta aquela bonequinho fofinho explicando que tem que desligar o celular no começo da sessão, tem sempre um sujeito que desobedece! Já fui numa sessão que uma criatura ao meu lado atendeu o telefone e ficou conversando com a tia sobre como o emprego atual estava ruim e como ela pretendia pedir demissão e arrumar um novo! Sem exagero, foram uns 5 min de conversa e de nada adiantaram os susurros de Shhhhhhhh! Egoísmo total e super falta de coletividade...

7. Grosserias e foras

Tem gente que quando não gosta de algum comentário sobre sua pessoa sai logo na grosseria dando foras super elaborados, já partindo pra retranca. Nada como saber questionar e explicar sem precisar partir pra quase baixaria. Mas muitas pessoas vêem isso como uma coisa boa! Eu mesma sempre fui uma péssima forista e na adolescência era taxada de boba. Não, eu não era boba, nunca deixei me passarem para trás, eu só questionava as coisas da maneira como todos deveriam fazer...

8. Falar mal de alguém repetidamente

Tudo bem que nós temos nossas inimizades, afinal é impossível amar todo mundo 100% do tempo (Jesus e Madre Tereza de Calcutá já morreram...). As vezes é até bom falar um pouquinho mal de gente sem noção, mas tem criaturas que insistem em sempre ficar repetindo histórias chatas sobre alguém, que até já viraram página da bíblia de tão velhas. Sejam histórias de um inimigo mortal ou até uma gafe que um amigo bêbado cometeu numa situação qualquer que todo mundo pode cometer, é chato demais ficar repetindo aquelas histórias como se tivessem sido violação do tratado de paz mundial. Todo mundo erra, inclusive eu e você!!!


Uffaaa! Desculpem se exagerei, mas hoje eu tava revoltada! E vocês? Tem mais regrinhas pra acrescentar? Se bateu a dúvida de como se comportar e ser feliz, esse livrinho aqui ajuda muito!


Um comentário:

  1. Nossa realmente é bom falar sobre a falta de educação, moro também em Recife e todo dia fico pasmo com as coisas que vejo! Você resumiu bem, acho. Só deixo a dica pro pessoal não se esquecer de ser sempre simpáticos com as pessoas que não conhecemos. Ex. quando tem alguma pessoa limpando o banheiro ou o chão, simplesmente fingimos que ninguém está ali. Não custa nada dar um "bom dia" ou um sorriso às pessoas que estão a nossa volta, sem se importar se é um servente ou um gerente.

    ResponderExcluir