quinta-feira, 8 de abril de 2010

Candilis Pop


Ai, ontem eu tava lembrando da primeira habitação popular que tive que projetar na fac de arquitetura! Deu uma saudadona, porque foi um projeto que adorei fazer e também lembrei do grande influenciador do meu projeto: Georges Candilis!

Arquiteto francês falecido em 1955, Candilis acreditava que a arquitetura devia ser voltada para o social e que nem por isso ela precisava ser mal feita e descuidada.

Suas composições para minimizar espaços e aproveitar o máximo a planta e ainda deixar uma fachada interessante é até hoje lição para os jovens estudantes. Ele fez projetos como ninguém e principalmente na França.

A maneira que ele trabalhava com módulos e aberturas, parecendo que a habitação era um quebra-cabeça lembra até joguinho de lego. Mas fazer isso não é pra qualquer um, ainda mais com o preconceito que a gente tem, pelo menos aqui no Brasil, com habitações para classes C e D. Pena que ainda não chegou ninguém na altura de Candilis nesse século. Talvez ele sempre será o único!

Thanks, Candy! RIP!

2 comentários:

  1. Marilinha, na Vida Simples desse mês tem um projeto de alojamento feito com confres de carga de navio feito na França. Dá uma conferida no site: http://www.olgga.fr/projects/crou

    Beijos,
    Michelini

    ResponderExcluir