segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Holanda


Mais um dica de viagem, dessa vez com a Holanda e suas belas cidades, Amsterdã e Roterdã. Na realidade quando fui à Holanda fiquei hospedada na casa de uma amiga em Leiden, cidadezinha a 20 min de trem de Amsterdã. Mas como Leiden é uma mini Amsterdã (mas não deixa de ser super interessante), vou focar nas big cities mesmo.

Roterdã

Bom, eu só passei um dia em Roterdã, mas acho que foi o suficiente pra ver bastante coisa, pois o foco turistão mesmo é Amsterdã.

Roterdã é famosa pelo seu porto e é uma cidade de negócios, cheia de prédios enormes e projetos arquitetônicos de cair o queixo.

Nas ruas do Centro, o comércio é intenso, vale a pena dar uma conferida nas lojinhas e no centro de informações turísticas que fica bem na sáída da estação de trem. Eles são super atenciosos e todo mundo fala inglês na Holanda, impressionante! Até os garis!

Mas o bom mesmo de ter ido a Roterdã foi ver as Cube houses, que eu já postei aqui! Projeto muito louco que vale a pena entrar e conferir como é morar num cubo invertido.

A ponte Erasmus também é super famosa por ser do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, rei da pontes. Essa área da ponte já dá pra ver bem a cara de cidade portuária de Roterdã.
Outra atração que vale a pena conferir lá é o museu da Arquitetura. Pena que eu não tenho fotos dele, mas é um prédio bem legal, cheio de croquis e plantas de projetos famosos, além de trabalhos estudantis, esculturas, etc.

Amsterdã


A famosa capital do pode tudo é de cair o queixo mesmo. Desde as bicicletas que não acabam nunca (cuidado para não ser atropelado), aos canais e a famosa batata com maionese! A rua principal na saída da estação de trem, a Wessperstrat, é um chamado pro comércio, muitas lojas super legais e cools!

Gente, o povo mora nos canais por lá! Imagina você tem um casa-barco e todo dia volta para casa e vai dormir lá no canal. Muito legal, tem cada casa-barco show! Mas eu só fiquei me perguntando se esses barcos pagam IPTU??????

O passeio de boatbus pelos canais se não me engano custa 15 euros. Eu não tive tempo de fazer, mas me disseram que é bem legal. Mas acho que o bom mesmo lá é alugar um bike e sair rodando a cidade. Mas atenção que os habitantes de lá voam nas bikes, eu me atrapalhei toda pra acompanhar.

É super engraçado ver os holandeses nas bikes, tem bike de 3 pessoas, bike com supporte pra bebê, bike que dobra e vira maleta pra carregar no trem! E os estacionamentos de bike são impressionantes! Tem um na saída da estação central que tem 4 andares só de bicicleta !!!!!!!!!!!!!!!!!!


Para quem curte uma viagem muito louca, em Amsterdã o legalize é famoso. Os Coffee shops vendem tudo da ervinha, desde os cigarros, até bolos e pasmem: pirulitos!!!!!!!

E a famous Red Light Street, cheia de prostitutas se exibindo nas vitrines, além do museu do sexo. Eu fui lá era meio-dia, já tinha um monte, mas dizem que a noite mesmo é que o bicho pega e você vê de tudo: homem, mulher, cachorro, gato...

Só não cometam a gafe que eu cometi, é proibido fotos por lá! Eu fui inventar de tirar foto de uma gordona enorme que tava se exibindo de bikini numa vitrine e paguei o maior mico quando a mulher saiu da vitrine gritando palavrões em holândes. ( Mas, putz, eu tava passada e engomada com uma profissa do sexo tão gorda e gordurenta, não é possível que tem homem que tenha coragem de enfrentar aquilo..kkkkkkkkkkkkkkk)

De museus, eu recomendo o Van Gogh Museum (imperdível!!!!!!) e o Museu Anne Frank (que é a casa onde ela ficou escondida com os pais). O de Anne Frank foi uma das experiências mais emocionantes que já vivi. Ver aquele quarto escondido, apertado e sem janelas onde 8 pessoas aflitas se escondiam dos nazistas é chocante. Parece que você revive tudo na pele. Muita gente chorando emocionada por lá, impressionante mesmo...

I amsterdam!

Um comentário:

  1. Eu juro que ainda vou morar nem que seja por um semestre em Amsterdam! E vou trabalhar todo dia de terninho, salto e bike!
    No Red Light District eu vi uma escultura de bronze em forma de 1 peito feminino no chão que se confundia com as pedras antigas da calçada ao lado da igreja que deu origem ao bairro. Uma loucura.

    ResponderExcluir