segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Revolta: Muros ou murais?


Tenho observado quantos muros temos na cidade do Recife! Não sei se culpa da falha Lei de Uso e Ocupação do Solo que permite tais absurdos, não sei se por conta da violência crescente que atinge nossa metrópole....Realmente, nesse caso, fica difícil proibir muros com mais de 1 m como na Inglaterra, por exemplo.

Mas ao mesmo tempo vemos absurdos terríveis como muros com 4, 5 m de altura, verdadeiras trincheiras de guerra que enfeiam a cidade e aumentam ainda mais a violência que tanto querem combater, muros grandes e calçadas pequenas que promovem a escuridão e a solidão através de becos e guetos.

Os casos de muros altos aumentou ainda mais com a construção de edifícios de classe média na década de 90, todos seguindo um padrão de altura para cobrir vários pavimentos de garagem e cobertos de cerâmica branca com 2 ou 3 combinações de cores, sem muitas variações.

Quando vemos esses muros horrorosos só podemos pensar que foram construídos como murais para atrair pichadores. Não quero defender a classe dos meninos e sprays, estão verdadeiramente errados em escrever palavras de descaso em propriedades que não são suas, mas combinaremos que muros altos são uma prato convidativo para consolidação da sua “arte”.

Ainda se essas telas urbanas servissem para promover a integração das pessoas através de desenhos agradáveis e da reflexão sobre a cidade, ainda assim, continuariam a ser barreiras que enfeiam e maltratam as cidades como o Recife.

Um comentário:

  1. Os muros são vistos como uma protecção, mas a verdade é que muitas vezes nem são necessários. É uma pena que uma cidade esteja toda tapada por muros. :/ Enfim. Sempre podem desenhar neles. :/

    ResponderExcluir