quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Barcelona


No segundo post do dicas de viagem, vou falar um pouqinho sobre Barcelona, uma das cidades mais lindas que já visitei, senão a mais impressionante. Nem sei se vou conseguir mostrar aqui a dimensão e complexidade de coisas que se tem para fazer nessa cidade, mas vou tentar, né? Passei 4 dias maravilhosos lá que vou guardar pra vida inteira e pretendo voltar com certeza!

O melhor foi que cheguei lá no começo da Festa das Merces (que acontece em setembro), e é a padroeira da cidade, Barcelona parecia um carnaval de Olinda, cheia de shows, exposições, desfiles de rua, feiras! Me diverti demais!

Raval e Born

Ravalejar e bornear são obrigações para quem visita a cidade. O antigo bairro gótico Raval e o Born foram restaurados e hoje abrigam lojas de design e roupas super diferentes, barzinhos, restaurantes (árabes, chineses, espanhóis----muito kebab) vive cheio de gente e é uma experiência massa andar por lá nas ruas apertadas e de repente se deparar com uma loja que só vende cabide ou um museu super contemporâneo com projeto de Richard Meier.

Barceloneta e Cais

A Barceloneta é a área de Barcelona que foi restaurada para servir de residência para os atletas no jogos de 1992. Aliás, foram essas Olímpiadas que começaram a reconstrução da cidade, antes uma área pobre da Espanha. Muito lindo andar pelo cais, ver os barcos, as intervenções urbana, os barzinhos de beira de cais e o Shopping Port Olimpic. Saborear uma paella com muita sangria! Hummmmm!

Museu Miró e Picasso

Sou muito suspeita para comentar esses dois porque amo esses artistas. Miró então nem se fala, o museu dele fica no Montjuic e se não me engano custa 12 euros a entrada. Vale muito a pena! O de Picasso também é muito bom, acho que a entrada custa o mesmo do Miró e podemos ver a evolução dele como artista mostrando obras desde a sua infância até a maturidade. E Barcelona era a casa de Picasso, né? Fácil encontrar uma identidade dele na cidade, tem até um bar no Raval que era o preferido dele e até hoje funciona, só não lembro o nome.

Festa das Mercês
.
Putz, muito bom chegar na cidade e encontrar essa festa de surpresa! Me esbaldei, fui pra shows muito bons à noite, dancei nas paradas de ruas como essa da esquerda aí embaixo e vi os Castellers, essas torres humanas (lembram que elas são mostradas no filme albergue espanhol?) onde famílias inteiras ficam uma em cima da outra para receber a chave da cidade do prefeito que fica numa sacadinha de um prédio vendo tudo.
.
O melhor mesmo deste festival foi ver a parada do fogo, uma coisa muito louca que os catalões chamam de culto ao diabo. Um monte de gente andando e dançando com funis que cospem fogo com o corpo todo coberto para não se queimar e todo mundo em volta tentando ver e correndo para não ter faíscas jogadas no corpo. Foi uma experiência super maluca, viu? Choquei! Nem tem foto disso porque eu tava morta de medo...
.
Mercado de la Boqueria
.
O mercado principal de Barceloa que fica nas Ramblas, vende de frutas a doces (tem uma frutas bem diferentes por lá!) e também possui pequenos espaços gourmets que servem pratos típicos com peixes e frutos do mar.
.

Vida noturna
.
A melhor vida noturna ever! Muita gente andando na rua o tempo inteiro tomando cerveja estrella e procurando as melhores boates e bares pra se divertir. Cheio de pubs e botecos onde a música boa impera e o povo (super bonito) conversa e fuma muito (essa parte e não gostei). Essa foto aí embaixo é de um barzinho massa na Barceloneta onde eu comi muitas tapas (petiscos típicos da Catalunha) e clara (uma mistura de cerveja e limonada, no mínimo interessante).


Plaza Catalunya e Passeig de Grácia
.
Ponto de encontro de pessoas, é o ponto principal da saída do bus turistic. Também é cheio de lojas massa como El Corte Inglés e Zara. Também fica pertinho do Passeig de Grácia, uma rua linda, obrigatória para andar em Barça.

Bicing
.
Alugar uma bike e andar pela cidade é só para moradores, mas é muito fofo ver as ciclovias inseridas na malha urbana e os estacionamentos de bicicleta espalhados pela cidade. Ai, quem me dera no Brasil fosse assim!

Montjuic
.
Um trecho montanhoso lindo onde está o museu de arte contemporânea, os estádios doss jogos Olímpicos de 1992 e o famoso pavilhão de Mies Vander Rohe. Tenho nem palavras para descrever como é lindo o parque do Montjuic, mas prepare as pernas que tem que andar muito para conhecer tudo.


Roteiro Gaudí
.
Barcelona é a cidade de Gaudí, um dos artistas que eu mais amo! Impressionante como as obras dele são fantásticas, um mistura do homem com a natureza. Dos que mais amei, está o Parc Guell (esta foto aí embaixo). Ficaria horas andando por lá...
Parc Guell
Casa Batló

Sagrada Família

La pedrera

La playa
.
No dia que eu fui tava frio e ventando, impossível de tomar um banho de mar! Mas minha amiga Júlia que morou em Barcelona 2 anos (fiquei hospedada na casa dela) disse que no verão a praia bomba! Muita gente se bronzeando e fazendo topless e ela disse que o banho de mar é ótimo. O calçadão é bem limpo e as docas bem organizadas.
.

Mais informações:
Assistam Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen
.
Acessem o site oficial da cidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário