sábado, 7 de novembro de 2009

Janete Costa


Faz quase 1 ano que o Brasil perdeu essa grande profissional da arquitetura brasileira que é responsável pela valorização da brasilidade e da cultura popular na decoração de interiores. Um jeito de olhar pra dentro bem brasileiro que a tornou reconhecida internacionalmente.
.

Janete era pernambucana, mas atuou pelo Brasil inteiro em projetos de casas, hotéis, exposições e até em design de produtos, tudo levando em conta o sentido humanista.

Dizia ela:
.
"Eu quero reunir pessoas jovens, para que eles possam dar continuidade. Eu quero muito reunir pessoas, levar para o interior e formar comunidades que façam esse trabalho. Em Pernambuco e no Ceará eu já consegui. Muita gente que compreendeu essa atitude que é profissional e ao mesmo tempo social, e ao mesmo tempo humano, e ao mesmo tempo bonito e verdadeiro. E elas compreenderam que o trabalho delas não deve nem se encerrar nem começar com elas, mas que todas as pessoas devem fazer.”

Uso do artesanato em conjunto com os sofás
Espaço de exposição da Fenneart (Feira nordestina de negócios do artesanato), Recife-PE

Terraço do Hotel Marabá, SP

Hall do Hotel Marabá, SP

Janete foi insipiração pra vários arquitetos, aqui no Recife, selecionei 3 projetos bem interessantes de Alexandre Mesquita, Humberto Zírpoli e Paulo Veloso que tem a cara de Janete, uma influência pros arquitetos daqui.

Humberto Zirpoli, Casa Cor, Recife-PE

Alexandre Mesquita, apartamento em Boa Viagem, Recife-PE

Paulo Veloso , casa em Serrambi-PE

No sul do Brasil, Marcelo Rosenbaum é um dos que foi influcenciado pelas lições de Janete, além de Artur de Matos Casas.

Rosenbaum, Casa em Santo André-SP

Artur de Matos Casas - restaurante KAA, SP.

Pena que Janete não tem um site reunindo uma bio e seus principais projetos, tá aí uma idéia pro IAB-PE implementar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário