Faz quase 1 ano que o Brasil perdeu essa grande profissional da arquitetura brasileira que é responsável pela valorização da brasilidade e da cultura popular na decoração de interiores. Um jeito de olhar pra dentro bem brasileiro que a tornou reconhecida internacionalmente.
.

Janete era pernambucana, mas atuou pelo Brasil inteiro em projetos de casas, hotéis, exposições e até em design de produtos, tudo levando em conta o sentido humanista.
Dizia ela:
.
"Eu quero reunir pessoas jovens, para que eles possam dar continuidade. Eu quero muito reunir pessoas, levar para o interior e formar comunidades que façam esse trabalho. Em Pernambuco e no Ceará eu já consegui. Muita gente que compreendeu essa atitude que é profissional e ao mesmo tempo social, e ao mesmo tempo humano, e ao mesmo tempo bonito e verdadeiro. E elas compreenderam que o trabalho delas não deve nem se encerrar nem começar com elas, mas que todas as pessoas devem fazer.”




Janete foi insipiração pra vários arquitetos, aqui no Recife, selecionei 3 projetos bem interessantes de Alexandre Mesquita, Humberto Zírpoli e Paulo Veloso que tem a cara de Janete, uma influência pros arquitetos daqui.


Alexandre Mesquita, apartamento em Boa Viagem, Recife-PE

Paulo Veloso , casa em Serrambi-PE
No sul do Brasil, Marcelo Rosenbaum é um dos que foi influcenciado pelas lições de Janete, além de Artur de Matos Casas.

Rosenbaum, Casa em Santo André-SP

Pena que Janete não tem um site reunindo uma bio e seus principais projetos, tá aí uma idéia pro IAB-PE implementar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário