terça-feira, 1 de setembro de 2009

Forro de gesso

Já foi-se o tempo que aqueles forros com sancas, mil dobras, vários desníveis e curvas emperiquitavam nossas casas. Hoje a coisa mudou de figura e tudo isso virou meio kitsch, a tendência é agora minimalista, simples e com detalhes discretos que favorecem a iluminação clean.

Separei aqui alguns desses detalhes que são tendência atual (e forever! elas vêm pra ficar!) de alguns forros que eu desenhei por aí.

Esse rodateto retinho foi usado especificamente para esconder a viga que sacava de uma parede, então rodamos eles por todo o ambiente dando um solte tipo junta na parte mais alta.

Juntas de dilatação soltando o forro da parede 3 cm ou, como alguns arquitetos preferem, com 10 cm para embutir uma iluminação por dentro e dar aquele ar futurista. A junta também dá uma leveza legal ao ambiente.

Esse desnível de 1 cm para cima veio para casar com a abertura onde ficará encaixada a cama, marcando bem o espacinho de dormir do resto do quarto.

Esse desnível reto formou um retângulo em volta do ambiente, marcando a diferença do escritório que será à esquerda, do corredor à direita. Ele entrou 1 cm para cima, mas também ficaria bom se puxado para baixo.

Cortineiros ainda continuma em voga, de preferência bem grandes para esconder os trilhos da cortina e quando eles encontram a junta de dilatação, como nesse caso, ficam ainda mais leves.

Aqui tá um exemplo que eu adorei de uso minimalista do forro com a iluminação. Reto, simples e maravilhoso. Sem preocupação de combinar com a decoração quando se fazia antigamente: o forro no formato da mesa, o forro no formato do bar e etc! Isso praticamente não existe mais!
.
E ali à esquerda do ambiente um exemplo do uso do forro para fazer uma abertura na parede e encaixar uma iluminação cênica com um objeto de decoração legal. Esse efeitos de abertura de nichos em paredes também são super up como no exemplo da cama na terceira foto!
.
Até tenho uma foto legal de um nicho que eu fiz parecido com esse, vou procurar e depois atualizo o post. E depois posto também esses forros encaixados com a iluminação quando a obra acabar! :)

2 comentários:

  1. Adorei as suas dicas,muito preciosas,ajudaram muito com meus clientes,aqui em São Luís MA,muito legal ter profissionais como você para nos auxiliar,sucesso tudo de bom,valeu.Aline

    ResponderExcluir
  2. ola gostaria de enfatizar q tabica nunca foi junta de dilataçao.

    ResponderExcluir