terça-feira, 16 de junho de 2009

Vitra e Alessi
.
Sempre achei a Vitra e a Alessi meio que concorrentes. São 2 empresas européias com objetos consagrados e uma lista de famosos designers como seus projetistas. Mesmo com alguns diferenciais, como o foco maior em mobiliário da Vitra e o da Alessi em objetos para uso cotidiano, ainda tem conceitos muito parecidos.
.
Vitra
.
A Vitra é uma empresa fundada em meados de 1950 por uma família alemã e hoje tem lojas por toda a Europa, além dos EUA, México, India, China e Japão. Eles possuem inclusive um museu com seus melhores objetos, o Vitra Design Museum, um projeto do arquiteto Frank Ghery, na Alemanha. Entre seu time de designers famosos estão: Le Corbusier, Max Bill e Herzog e de Meuron. Adoro as formas ousadas da marca e compilei aqui alguns dos meus objetos preferidos.
.

Cadeira elefantinho - Charles e Ray Eames
.
Bancada - Phillipe Starck (ele também é designer da Alessi)

Estante de Ronan and Erwan Bouroullec e Cadeira (que parece as vezes um boca com batom e as vezes um sapato alto, depende da posiçã0) de Greg Lynn.
.
Alessi
.
A Alessi começou na Itália na primeira metade do século XX, trabalho de uma família de artesãos que comanda a marca até hoje. Tem lojas na Europa e EUA, além de Hong Kong e Japão. É também conhecida por ser a empresa que mais tem objetos consagrados em museus espalhados pelo mundo. E é também aquela loja de decoração que Becky Bloom tem um surto consumista numa das cenas do filme "Delírios de consumo de Becky Bloom". Entre seus designers estão Karim Rashid, Mario Botta e Jean Nouvel. Meus objetinhos de desejo:


Pratinho para gatos de Miriam Mirri e vasos para flores de Hani Rashid (será esposa ou parente de Karim Rashid?)

O ultra-mega-hiper famoso e premiado espremedor de limão de Phillipe Starck e os depósitos para condimentos de Stefanno Giovanonni.

Sites utéis:

http://www.design-museum.de/

http://www.vitra.com/

http://www.alessi.com/
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário