Memphis foi um coletivo de design, arquitetura e arte que ficou conhecido na década de 80 e comandado por Ettore Sttossas que se inpirou em movimentos como o artdeco, a popart e também no kitsch. Outros nomes de destaque do grupo foram Andrea Branzi e Michael Graves. O nome do coletivo foi inspirado numa música de Bob Dylan chamada "Stuck inside of mobile (with blue memphis again)".
Hoje tudo que remete ao coletivo Memphis ficou conhecido como "Estilo Memphis" e inspirou vários artistas, entre eles, os estilistas Christian Dior e Karl Lagerferld, fãs confessos de tudo que remete a esse estilo. Dior inclusive lançou uma coleção inspirada no Memphis no inverno de 2011: nessa imagem dá pra ver Katy Perry usando uma roupa dessa coleção no MTV Video Music Awards.
O movimento foi principamente uma revolta contra o modernismo e suas cores e formas puras. Na época foi um grande escândalo, principalmente entre a ala mais conservadora do design, mas pode-se dizer que até hoje é uma inspiração na moda e no design de produto. Nomes como Karim Rashid, Gaetano Pesce e a fábrica italiana Meritalia tem influências claras do Memphis no seus trabalhos.
Eu particularmente sou uma apaixonada por toda aquela mistureba gritante que foi a década de 80! Adoro! Então gostar do Memphis é super natural para mim principalmente nas peças de mobiliário. Na arquitetura eu já acho meio exagerado e não sei se conseguiria morar em algo projetado por Graves, parece que a gente tá dentro de um desenho animado de tão surreal.
Muito boa essa matéria, Marilinha! :)
ResponderExcluirBjo, Gabi
Lindo. Mas moveis e interior design não é a discussão aqui. Nos Jardins em Sampa tem casas de Frank Lloyd Wright. E dai?
ResponderExcluir