O Coletivo Nada Se Leva foi criado por André Bastos e Guilherme Leite, ambos oriundos do mundo da moda e da publicidade, mas decidiram um dia jogar tudo pro alto e investir na experimentação de formas e cores no design de mobiliário.
A principal inspiração dos meninos é o barroco e o rococó, e de fato eles conseguem fazer uma leitura bem contemporânea desses estilos em peças que vão de centros a bancos, cadeiras e mesas. Misturando com materiais como corian, vidro e inox, além de ilustrações super trabalhadas, eles conseguem reinventar um barroco moderninho que virou objeto de desejo do mercado de luxo no Brasil.
Essa tendência de misturar estilos do passado com modernidade tem sido muito vista ultimamente. Designers como Phillipe Starck, Noel Duigan e o estilista Christian Lacroix (com a coleção Refined Furniture para a marca italiana Sicis), além da marca polonesa La Poem, carimbaram esse mix de estilos em várias peças que tem feito bastante sucesso no mercado.
E a tendência no design é essa mesmo: misturar estilos, desenterrar padrões... É a era do RE: releitura, renovação, reaproveitamento, relembrar. A eterna "volta dos que não foram". Vale tudo, claro, sabendo dosar direitinho para não virar uma grande mistura sem sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário