sábado, 11 de dezembro de 2010

O Imaginário

Ontem fui para o bazar do Imaginario, um laboratório de design da Universidade Federal de Pernambuco que tem o objetivo de atender demandas relacionadas às produções artesanais e industriais envolvendo professores e estudantes da UFPE. O foco do laboratório na produção artesanal atende comunidades produtoras de artesanato e tem como objetivo tornar a atividade artesanal um meio de vida sustentável.

As gestoras do projeto são as professoras Virgínia Cavalcanti e Ana Andrade, que também são minhas professores de Design e Cultura Material no mestrado.

No bazar de ontem, estavam à venda produtos de 4 comunidades do interior de Pernambuco: Cestaria Cana Brava de Ponta de Pedra, Marisqueiras de São Lourenço, Conceição das Crioulas e Salgueiro e Cerâmica do Cabo do Cabo de Santo Agostinho.

Fiquei impressionada com a qualidade dos produtos! Acabamento muito bom, além de peças lindas e super práticas. O Imaginario só mostra como é importante a inserção do design para a qualidade do produto final e para o aumento das vendas. Essas comunidades agora fabricam produtos que estão acessíveis para além do seu território.

Os catálogos também me impressionaram muito, já que tinham vários produtos que não estavam lá, que só são fabricados por encomenda. Fiquei louca por essas bananas e cajus e o jogo de damas da Cestaria Cana Brava, além das peças em cerâmica do Cabo. A petisqueira lá de cima é a coisa mais linda do mundo, pena que não tinha mais quando eu cheguei!

Mas mesmo assim saí comprando um monte de coisa que nem uma louca! Teve uma artesã que ficou louca comigo carregando um monte de coisa....

Aqui embaixo algumas das minhas compras (outras eu encomendei)... As cestinhas de piso da Cestaria Cana Brava (R$ 39,00 a maior e R$ 29,00 a menor) e as capas de almofadas da Cestaria também (R$ 15 cada). Ainda bem que eu tinha enchimento em casa, quando cheguei já fui colocando elas pra funcionar...

As encomendas podem ser feitas através do email e também lá na lojinha no espaço Cultural Benfica.

O Imaginario
Rua Benfica, 157, Madalena, Recife-PE
3226.0523
contato@imaginario.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário