sexta-feira, 29 de abril de 2011

Leds da Osram

Que led é a revolução quando se fala em iluminação todo mundo já sabe! Super econômicas, duram um tempão e tem tudo a ver com a sustentabilidade. E foi apostando nesse nicho que a Osram vem investindo há um tempinho nessa tecnologia inovadora.

Passeando pelo site deles para pesquisar um projeto que não pode ter fiação, descobri essas luminárias lindas e todas funcionam à pilha! Isso mesmo...PILHA! E pilha com led então é uma combinação massa, como o led super econômico as pilhas chegam a durar 2 meses se acendidas todos os dias por 4 horas. Incrível, né?

LedStixx

A ledstixx é esse bastão com 4 pontinhos de luz que pode ficar em pé em cima de alguma superfície, apoiada nesse suporte ou colada na parede com um adesivo especial que já vem nela. Achei o desigm fofíssimo!

PowerStixx

É a ledstixx que pode se juntar com outros módulos formando linhas e até formas (usando aquela pecinha triangular da foto) ! Elas podem ser colocadas na parede com o suporte e também servem como pendentes com um cabinho especial que vem junto com elas.

Osram Doit Linear
A Doit é uma linha da Osram de luminárias portáteis que investiu na cor. A Doit linear é a variação da Doit de bolinha aqui de baixo com 3 pontinhos de luz. Assim como a ledstixx também tem um adesivo para ser grudada em superfícies e no site tem um monte de cores, não só essas da foto.

Doit

A Doit original é essa bolinha com 3 pontinhos concentrados que acende quando você aperta o meio dela como um botão. Assim com a linear, existe em várias cores e pode ser carregada facilmente porque é super levinha (eu tenho uma!)

Camping Led

A camping led foi projetada para camping, mas pode muito bem ser usada fora dele também. Ela vem com uma alcinha que permite ser pendurada, além de ter um controle manual na parte de baixo para intensidade da luz, mais forte ou mais fraca dependendo do uso.

Aqui em Recife vi todas essas na loja da Polishop num shopping daqui, mas no site da Osram também tem informações sobre revendas e representantes. Inclusive achei esses vídeos publicitários da Ledstixx e da PowerStixx muito legais pra quem se interessar:



Se joga no led!


quinta-feira, 21 de abril de 2011

Feira de Design de Milão

Finalmente começou a feira mais esperada do ano, Milão 2011. Já falei no twitter e falo de novo que a cobertura do UolCasa é a melhor de todas para quem quiser ficar realmente por dentro do que tá acontecendo por lá, não só da feira, mas também das mostras de rua paralelas.

Fiz aqui um apuradinho dos meus favoritos até agora, muita coisa legal em termos de desenho, mas ao mesmo tempo muita repetição de material, de estilo, mais do mesmo, etc...

Para deitar a apoiar
Sofá Siesta da Campeggi (Design de Emanuelle Magini), poltrona Strip-Tease da Meritalia (Design de Giuilio Iachetti), mesa Stitche da Moroso (Design de Tord Boontje) e mesa Otavio da Ri Construzzione.

Adorei o banco/rede Siesta não parece coisa de design brasileiro tentando imitar uma rede? Fofíssimo! E as mesas costuradas da Moroso também achei uma idéia massa, uma inovação em se falando de usar pregos, porcas e parafusos. Aliás, tudo que mexeu com uma geometria mais rebuscada e jogos de cores saltou direto nos meus olhos, como a mesa Otavio.

Pode-se notar que tem havido uma fuga da madeira para se trabalhar com vários materiais diferentes, como tecidos por exemplo, principalmente em cadeiras e mesas. Até porque madeira sempre foi o primeiro material que vem a cabeça de todo mundo quando se pensa em sentar e apoiar, bem clichê, né?

Para Sentar

Poltrona Butaca da Randon (Design de Ramon Estevez), Cadeira Balaio de Sérgio Matos, Bold-Chair da Moustache (Design de Big Game) e poltrona Anastase 2 de Cristian Lacroix (ele mesmo, o estilista).

Cadeiras são sempre o carro forte das feiras de Milão e nesse ano o destaque foi para o trabalho de um brasileiro, Sérgio Matos com a cadeira balaio, como falei acima, uma fuga da madeira para se trabalhar com fibras e tecidos.

Amei também a poltrona Anastase (tô numa fase de amar tudo com pezinhos e design rococó) e a poltrona Butaca, um trabalho de geometria simples, mas que surpreende pela idéia inovadora de trabalhar ângulos forte numa cadeira.

Iluminação, Armário e Infantil

Luminária Baloon da Vertigo Bird (Design de Ulli Budde), Rocking Animal da Enko e Armário Contour de Jessika Kaleskog.

A desconstrução das formas está presente também nos armários com o Contour ( a gente só pensa em estante e armário quadradinho, né?). Mas acho que o que mais gostei na feira toda foi esse balanço da Enko, o Rocking Animal, parece uma reinvenção contemporânea dos brinquedos de Eero Aarnio, né?

Minha Crítica

Claro que projetar cadeiras é sempre importante e a fonte de criatividade dos designers nesse campo é imensa (vide fotos acima), mas essa história de design de cadeira tá cansando um pouco, né?

É enorme o campo de objetos domésticos que podem se trabalhados nessas feiras e tudo que a gente mais vê são cadeiras e mesas e de vez em quando, uma luminária e uma estante...ZzZzZzZzZzZz

Tá na hora de se começar a inovar em termos de produtos, haja bunda pra sentar em tanta cadeira!

Fotos UolCasa

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Geladeiras Coloridas

Essa é para quem é louco por uma geladeira fora dos padrões convencionais (branco e inox), mas nunca achou pra vender no Brasil em tamanho grande, só aquelas brastemps retrô pequeninhas.

A Smeg acaba de lançar uma linha de geladeiras coloridas de 247 litros com divisórias e congelador. Só não gostei da marca assim tão exposta na frente da porta, podia ter ficado mais discreto isso, né?



terça-feira, 12 de abril de 2011

Topiarias

Antes de eu abandonar minha fazendinha Farmville no Facebook, todo dinheirinho que sobrava eu vivia comprando topiarias de bichinhos para enfeitar meu curral... kkkkkkkkkkkkkkk!

Topiarias são nada mais que essas plantinhas que podem ser recortadas para dar formas a animais, objetos, etc. Aqui no Brasil é difícil de achar trabalhos de paisagismo com topiarias, mas na Europa é bem comum, todo mundo querendo imitar o Palácio de Versailles!

As espécies mais conhecidas para topiarias são a ficus e a buxinho, que permitem serem podadas e se adaptam a climas quentes e frios.

Uma fofura, né?

As minhas preferidas são as de bolinhas que ficam nos vasos, que cabem em qualquer lugar, não precisa ter um jardim de Versailles no seu quintal...

Anderson Thieves

Folheando a revista Casa desse mês, achei uma notinha sobre o trabalho do paranaense radicado no Rio, Anderson Thieves. Grudei o olho na hora porque amo esse estilo pop contemporâneio bem Andy Wharol presente na obra dele.

E adoro quando técnicas diferentes são usadas pra chegar nesse pop, no caso de Anderson é o papel picado. Super a minha cara! E o melhor de tudo é que por mais que ele repita os desenho uma tela nunca vai ficar igual a outra, é impossível fazer isso usando papel.


E os temas são bem Andy, né? Celebridades e ícones contemporâneos!


segunda-feira, 4 de abril de 2011

Semelhança ou Mera Coincidência?

O Centro Niemeyer em Avillés, Espanha, foi finalmente inaugurado! E olhando umas fotos de lá hoje de manhã notei a semelhança (ou será mera coincidência do ângulo da foto?) com o parque Dona Lindu aqui de Recife. Será que Niemeyer esgotou a fonte da criatividade?

E aí, quem chuta qual o Dona Lindu, a foto 1 ou a 2?

Resposta:
Foto 1 - D. Lindu
Foto 2 - Centro Niemeyer