terça-feira, 24 de abril de 2012

Rodrigo Almeida

Ele é o novo queridinho do design nacional, recebendo elogios inclusive dos irmãos Campana pelo trabalho com materiais do cotidiano brasileiro, bem similar ao que os conhecidos irmãos vem fazendo. Rodrigo Almeida, natural de São Paulo,  procura trazer elementos da identidade e da cultura brasileira em cadeiras, mesas e luminárias dialogando com cores e formas bastante inusitadas e à primeira vista, até estranhas. Eu, particularmente, demorei um pouco para absorver!

Recentemente teve duas peças adquiridas pelo acervo permanente do Centre Georges Pompidou de Paris e tem entre seus principais clientes a Maison Christian Lacroix e a Firma Casa. Rodrigo também é destaque na mostra brasileira da Feira de design de Milão que acontece até o dia 5 de maio.






No facebook de Rodrigo tem um pouquinho mais do seu trabalho, além de reportagens e imagens interessantes do cotidiano do artista.


sábado, 14 de abril de 2012

Jeff Koons

Antes de tudo, mil perdões pela ausência imensa! É que  meu mestrado finalmente está chegando ao fim (faltam 2 semanas...uhu!) e eu estou com a cabeça, as tripas e o coração a mil! Mas ao mesmo tempo feliz demais por estar cumprindo essa importante etapa na minha vida e da minha formação profissional...:)


Dia desses estava olhando as fotos da minha viagem a Paris em 2008 quando vi as esculturas de Jeff Koons no Palácio de Versalhes e pensei em fazer um post aqui. Jeff é um americano radicado em Miami que tem como motim para suas obras o kitsch, numa referência a figuras da cultura de massa, e o pós-modernismo, questionando paradigmas, dogmas e valores do cotidiano.

Seus trabalhos são em sua maioria esculturas, mas tem também algumas artes gráficas, que inclusive que já estamparam emabalagens de produtos para cabelos da Kiehls. Eu particularmente amo a exposição dos cachorros e figuras imitando aquelas esculturas de balões que ficaram expostas lá em Versalhes. Acho que ornou perfeitamente com a decoração do castelo, numa mistura de pompa e exagero com cafonice. Amo!