sábado, 30 de outubro de 2010

O filho de Siza

O nome dele é Álvaro Leite, quase Álvaro Siza, mas a arquitetura dele é bem Siza. Para quem não conhece, Siza é um dos arquitetos mais importantes da atualidade, ganhador do prêmio Pritzker de 1992 e um expoente da arquitetura portuguesa com várias obras mundialmente conhecidas como o museu Serralves no Porto e a Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre.

Essa casa aí de baixo, a casa Fez, acabou de ficar pronta na cidade do Porto, que segundo Álvaro 2 é a sua obra mais importante. E bem que podemos notar claramente vários elementos Sizais na obra de Leite: a iluminação favorecida, o uso do branco ao extremo, jogo de aberturas, fractais... Tal pai, tal filho! Eu adorei, tô encantada com a casa!



sexta-feira, 29 de outubro de 2010

domingo, 24 de outubro de 2010

Cat Café

Os Cat Cafés ou Cat Coffees podem parecer estranhos para alguns, mas lá no Japão é a febre do momento. São cafeterias cheias de gatos de várias raças onde as pessoas vão simplesmente para passar alguns minutinhos do seu dia brincando, alisando ou apertando os felinos. Coisa de doido? Não! Coisa do povo que criou a Hello Kitty!

Os gatos e os japoneses tem uma relação antiga, os felinos são os animais preferidos dos nipônicos justamente pelo silêncio, limpeza e seriedade que os bichanos transmitem, bem parecida com o modo de vida dos orientais. Mas como os apartamentos nas grandes cidades japonesas como Tokyo são minúsculos e apertados, há várias leis que proibem a criação de animais nesses recintos, então é aí que entra o sucesso dos Cat Cafés.

Os cafés dispõem de várias chaises e puffs para leitura, rede wireless, além claro de diferentes opções de cafés e biscoitos e principalmente, de vários felinos que levam uma vida de rei vivendo nesses cafés cercados de água, comida e brinquedos o dia todo. Todos os cafés também contam com veterinários de plantão para dar toda a assistência aos bichinhos.

Eu, como fãzona de felinos, amei essa idéia e com certeza se tiver a oportunidade de visitar Tokyo um dia, vou lá me refastelar com a gataria. Bem que podia ter um desses no Brasil para que as pessoas vejam que os gatos não são nem um pouco egoístas e individualistas e não do dono, isso é história de quem, realmente, não conhece os gatos...


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cooler!

Dando uma passadinha no Design Boom, me apaixonei por isso aqui! É um cooler para resfriar ambientes... jurooo! Dentro desses filamentos fininhos de cerâmica passa água fria através dos conectores nos cantos das peças. E pronto, o ambiente fica bem geladinho...

A idéia é bem legal porque economiza energia no lugar do ar condicionado e a água pode ser reaproveitada, além de ter um desenho lindo meio art nouveau. Pode ser colocado como divisor de ambientes, em janelas, biombos...Amei! E o cooler ainda ganhou o Prêmio IIda Awards 2010 promovido pelo Design Boom.




segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Pedrinhas de Bijou

Tô de volta! Cansada, mas cheia de novidade!

Nesses meus dias em Sampa, fui com uma amiga no apto de um amigo dela no famoso Edifício Copan, obra conhecidíssima de Niemeyer no centro de São Paulo. E fiquei apaixonada como ele usou essas pedrinhas coloridas de fazer bijou, que a gente encontrar em qualquer loja de aviamento, para decorar o apartamento que é uma fofura.

Na parede formando desenhos, umas juntinho das outras na porta do armário da cozinha e presas por fios de nylon em volta da luminária. Ele abusou das cores, mas com um tom só de cor também ficaria bem legal. Amei!



sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Partiu!

Partindo hoje para São Paulo e também com um pitstop no Rio! Volto daqui há 9 dias com novidades, espero que nesse tempo possa postar alguma coisa, mas tudo vai depender das atividades do P&D, o Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design do qual vou participar.

Espero trazer muita tendência boa do congresso pra cá, então fiquem ligados!

Beijos e até a volta!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Laundry Service

Por que a lavandeira e a área de serviço é lugar mais odiado das casas! Por que ninguém gosta de lavar roupa! Por que ir pra lavanderia é o momento mais chato do dia! Por essas razões a lavanderia devia ser o lugar mais agradável de uma casa...Por isso resolvi procurar exemplos de como deixar esse cantinho tão odiado muito mais legal e como vontade de passar o dia inteiro lá lavando a roupa suja da vizinhança inteira!