segunda-feira, 29 de junho de 2009

Paredes Cheias

Nos meus passeios por blogs e revistas de decor tenho observado um tendência forte em preenhcer paredes, principalmente de living rooms. Achei o máximo desde a primeira foto que vi, dá uma vida pra casa, além de virar um grande mural com momentos da sua vida: fotos, diplomas, quadros, espelhos, croquis....

Aqui um mural bem formal com algumas fotos, todas do mesmo tamanho.

Já neste é na sala de jantar e é uma mistura de ilustrações da dona da casa.

Esse ficou bem art deco com espelhos de vários tamanhos e estilos.

Aqui são misturas de fotos, quadros e imagens em geral.

Esse é uma exceção no quarto do casa com quadros de diferentes molduras (e apesar disso não ficou brega!)
.
Já vi também algumas paredes que colocaram relógios de diversos tipos e pranchetas (sim, pranchetas!!!!!!) presas às paredes em que os donos trocavam os conteúdos toda semana.
.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ikea


Amoooooooooooo a Ikea! Primeira vez que conheci essa loja maravilhosa foi o ano passado quando viajei pras terras da Oropa!

A loja é um sonho com produtos que vão de móveis semi-prontos até louças de cozinha e vasos para jardim. A principal característica dela é que os produtos podem ser montados pelos próprios clientes. É uma das melhores lojas de casa que eu já vi, com produtos lindos e num precinho camarada.

A loja começou há mais ou menos uns 5o anos atrás com um sueco chamado Ingvar Kamprad Elmtaryd Agunnaryd (reparem nas iniciais!!) hoje tem 238 lojas em 34 países. Ele começou com 17 anos desenhando produtos que achava que poderia vender a preço baixo e enviando catálogos para os clientes pelos correios.

Nem preciso dizer que meu sonho é ser uma empresária rica e trazer a primeira filial da IKEA pro Brasil! Sonhooooo meuuuuu!!!!!

Produtos que eu quero muito:



1. Espelho Vanna (com espaços para fotos) - 34,66 euros 2. Abajur ikea 365 - 69,90 euros 3. Estante stockholm - 395,70 euros 4. Poltrona Skuruvsta - 88, 26 euros 5. Regador Salvia - 9,99 euros 6. Apoio Aneboda - 39,61 euros 7. Penteadeira Hemnes - 197,35 euros 8. Despertador dekad - 5,99 euros 9. Mesa de centro Karljohan - 59,90 euros 10. Relógio ikea ps - 29,70 euros 11. Bule varme - 7,99 euros 12. Espelho Noresund - 19,78 euros

E lá no site ainda tem simulações de ambientes lindas com os pincipais produtos da loja!

http://www.ikea.com/

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Idea Paint
Paredes Quadro Negro

Dando uma voltinha pelo home workshop, vi um post muito legal sobre uma empresa que faz aplicação daquela pintura especial que transforma as paredes num quadro negro, onde você pode escrever e desenhar e depois apagar tudo com uma esponja como se estivesse numa escola.

Já vinha pensando nesse post há algum tempo quando vi esse post no blog Miojo da Rosane Queiroz, só que no exemplo que ela dá, foi usada tinta latéx fosca para dar aquela textura enrugadinha e negra boa para se desenhar com giz ou gesso.

E esse produto da IdeaPaint deixa a parede lisinha pra se escrever com marcador tipo piloto, bem mais prático e fácil. Bem legal pra colocar no quarto das crianças que tem mania de rabiscar paredes ou nas salas de reuniões das agências de publicidade pra otimizar a hora do brainstorm!

Pena que a empresa é americana, ainda não descobri quem faz esse serviço no Brasil.


Aqui um exeplo de aplicação no escritório do que parece ser uma casa.

Aqui na sala da casa de alguém. Seria legal também na cozinha, né? Pra sair escrevendo receitas legais ou lista de compras.

Essas paredes me lembram também um episódio do Extreme Makeover onde uma mulher era mãe de sextúplos e eles viviam desenhando nas paredes da casa, então o designer colocou no quarto dos pentelhos todas as paredes com aplicação desse produto até 1,40 de altura. Só que 10 min depois que a mulher entrou na casa os pivetes maloqueiros já estavam desenhando na porta de madeira do quarto! Hahahahahahahahahaha!!!!!

Nada bobinhos eles!

sábado, 20 de junho de 2009

Details
Adesivos de Parede

A nova moda agora em termos de decoração são os adesivos em vinil. Desde salas, cozinhas, portas de geladeira, quartos de crianças os adesivos são aplicados em todos os cantinhos da casa e dão um efeito show de bola num ambiente mortinho.

Algumas lojas vendem alguns desenhos prontos como a Tok Stok, mas se você for um bom desenhista, pode levar sua arte para um bureau de imagens que reproduz o desenho em vinil pra você colar na parede e a aplicação é facinha, facinha.

Até fotos também estão valendo. E frases, por que não? Tem um exemplo ótimo na revista Gloss do mês passado (aquela com Taís Araújo na capa) de uma menina que colocou uma frase em italiano na parede da sala dela e ficou absurdo!

Só cuidado pra não cair no pastiche, já vi aplicações horrorosas com uns desenhos tribais, not very beautiful!







Essas fotos daí são da designer Luciana Oliveira, que atua aqui no Recife, sou fã dos blog e dos desenhos dela há um tempão, muito shows de bola!

http://www.luciana-designer.blogspot.com/

Aqui em Recife vocês também podem encontrar nos quiosques da wall tattoo nos shoppings da cidade alguns desenhos e também na loja Diminuti (mas de temática infantil) lá em Casa Forte.

Também tem vários sites online que vendem os adesivos:

http://www.istickonline.com/
http://www.kitsart.com/
http://www.eliteadesivos.com.br/

terça-feira, 16 de junho de 2009

Vitra e Alessi
.
Sempre achei a Vitra e a Alessi meio que concorrentes. São 2 empresas européias com objetos consagrados e uma lista de famosos designers como seus projetistas. Mesmo com alguns diferenciais, como o foco maior em mobiliário da Vitra e o da Alessi em objetos para uso cotidiano, ainda tem conceitos muito parecidos.
.
Vitra
.
A Vitra é uma empresa fundada em meados de 1950 por uma família alemã e hoje tem lojas por toda a Europa, além dos EUA, México, India, China e Japão. Eles possuem inclusive um museu com seus melhores objetos, o Vitra Design Museum, um projeto do arquiteto Frank Ghery, na Alemanha. Entre seu time de designers famosos estão: Le Corbusier, Max Bill e Herzog e de Meuron. Adoro as formas ousadas da marca e compilei aqui alguns dos meus objetos preferidos.
.

Cadeira elefantinho - Charles e Ray Eames
.
Bancada - Phillipe Starck (ele também é designer da Alessi)

Estante de Ronan and Erwan Bouroullec e Cadeira (que parece as vezes um boca com batom e as vezes um sapato alto, depende da posiçã0) de Greg Lynn.
.
Alessi
.
A Alessi começou na Itália na primeira metade do século XX, trabalho de uma família de artesãos que comanda a marca até hoje. Tem lojas na Europa e EUA, além de Hong Kong e Japão. É também conhecida por ser a empresa que mais tem objetos consagrados em museus espalhados pelo mundo. E é também aquela loja de decoração que Becky Bloom tem um surto consumista numa das cenas do filme "Delírios de consumo de Becky Bloom". Entre seus designers estão Karim Rashid, Mario Botta e Jean Nouvel. Meus objetinhos de desejo:


Pratinho para gatos de Miriam Mirri e vasos para flores de Hani Rashid (será esposa ou parente de Karim Rashid?)

O ultra-mega-hiper famoso e premiado espremedor de limão de Phillipe Starck e os depósitos para condimentos de Stefanno Giovanonni.

Sites utéis:

http://www.design-museum.de/

http://www.vitra.com/

http://www.alessi.com/
.

quinta-feira, 11 de junho de 2009


Doors

.
Gentemmmm, olhem essas portasl lindas da Camilotti/Camidoor, uma empresa que começou no Rio Grande do Sul e hoje se concentra no Paraná. A marca tem uns modelos maravilhosos e várias linhas como as portas lisas, articuladas, contemporâenas, essas aí de cima são da linha 800/900, cheia de frisos lindos. Imagina uma porta dessa com uma pintura branca ou até na cor natural da madeira. Dá outro clima pra casa sem precisar se estressar com marceneiro pra fazer os detalhes dos desenhos.
.
E o melhor é que a matéria-prima utitlizada é extraída de sua reserva florestal natural, onde a Camidoor realiza o manejo sustentável aproveitando árvores que só atinjam diâmetros acima de 40 cm. E eles ainda tem um programa de reflorestamento iniciado em 1967 onde já foram plantadas mais de 4 milhões de árvores. E importam pra mais de 40 países!
.
Muito Bem! Um viva a Sustentabilidade!
.
http://www.angelocamilotti.com.br/

terça-feira, 9 de junho de 2009


Kitchens


Edição especial sobre cozinhas na edição 558 da revista espanhola El Mueble.

Cozinhas Pequenas: São cada vez mais comuns em apartamento para solteiros, tipo flats e lofts. Bancadas em U facilitando a disposição dos armários e facilitando a movimentação. Forninho embutido para sobrar mais espaço para guardar coisas.


Mesas acopladas:
Mesas acopladas em paredes ou bancadas economizam espaço na cozinha e fazem um bonito jogo geométrico de espaço. Permite também uma ousadia legal com as cadeiras já que a mesa fica bem discretinha desse jeito.
Móveis vintage: Misturar fornos modernos, coifas metalizadas e luminárias bem trendy com móveis com detalhes vintage também é super tendência. A cozinha fica uma fofura, fora os objetos de decoração e louças lindas que dá pra comprar fazendo joguinho com esses armários.


Janelões: Tá acabando aquela história de cozinha com janelinha alta, a tendência é abrir muito, deixando a luz penetrar valorizando a cozinha que vêm virando ultimamente um ambiente de maior permanência para muitas pessoas que as salas. De preferência, quando a vista lá pra fora é um jardim maravilhoso.

Essa cozinha vintage é meu sonho de consumo!

segunda-feira, 8 de junho de 2009


Electrolux Designlab 2008

Povo, estava eu dando uma olhada nos projetos finalistas do Electrolux Designlab 2008 e eis que pequenos detalhes começaram a me intrigar.

Nada contra o concurso, considero maravilhosa a idéia da Electrolux de dar lugar aos jovens designers do mundo e também nada contra a genialidade dos projetos, são muito criativos e os croquis de apresentação nem se fala, maravilhosos!

Mas, gentemmmmmm, esses projetos só funcionam no primeiro mundo, aqui na parte de baixo, esse eletros tão longe de serem top de vendas lá na Insinuate! Vamos lá!

Coox, Vesta Cooktop e Drawer Kitchen

Todos 3 são protótipos de fogões, o primeiro um cooktop com rodas que se move pela casa, o segundo um cooktop também móvel, mas com uma boca e o terceiro um cooktop móvel com um armário e freezer embaixo. Em nenhum dos 3 ficou claro como fica a ligação do gás com o aparelho, e pra quem nem tem gás encanado, usa o velho bujão, como é que fica essa história de mover o troço pela casa? O bujão vai junto?

Strathosphere, Ibasket e E-bag

O primeiro é um "desodorizador de roupas", quando você chegar em casa ao invés de pôr a roupa pra lavar, você coloca nessa máquina pra dar uma desinfetada e usar depois. Coisa de europeu que não gosta de uma águinha.... O segundo é uma cesta que lava roupa, você não precisa mais levar a roupa pro cesto e depois pra máquina, essea aparelho já faz tudo, mas cabe aí dentro a "trouxa"da casa inteira? lençol, toalha, calça, fralda de menino??? No mínimo umas 20 lavagens pra dar conta.....O terceiro não entendi muito bem, é um cooler que armazerna ar frio à maneira que você anda pra poder se refrescar depois, mas quem é que vai sair carregando esse troço pela rua, além da bolsa, do caderno, da mochila??

Sook, Scan Toaster e FlatshareFridge

O primeiro é um livro de receitas digital wireless que se conecta à internet pronto pra ficar na cozinha...vamos ver quem vai substitui o velho livro da Ofélia por ele.... o segundo uma tostadeira que deixa desenhos no pão, bem útil pra você convencer seu filho pequeno a comer pão integral com aveia... e o terceiro e projeto vencedor, é pra mim também a idéia mais original por partir de um conceito bem simples, é uma geladeira com pequenas divisões pra quem divide apartamento não precisar mais se estressar com "fulano que pegou o iogurte de sicrano", mas bem unreal ainda pra gente aqui, visto que essa cultura de housemates ainda é bem európéia e americana.

Bom, quem sabe um dia a Eletrolux faz um Designlab for the Third World e a gente inclui uns projetos bem povão nele! Mas quem quiser participar do Designlab 2009, basta estar devidamente matriculado em uma faculdade de arquitetura ou design em qualquer parte do mundo, e se preparar para concorrer a um prêmio de 5 mil euros.

O site pra se inscrever é esse aqui: http://www.electroluxdesignlab.com/the-competition

Vamos aguardar e ver o que vem por aí.

Marimekko!



Marimekko é uma marca finlandesa com representantes por todo o mundo que aplica patterns em objetos de decoração, colchas, cerâmicas, almofadas, papéis de parede e até bolsas e vestidos. Adoro as estampas super coloridas e modernas da marca que tem um grupo de designers destinados a criar os desenhos mais trends dos trends!

http://www.marimekko.com/


No site da empresa não dá pra comprar, mas vocês podem fazer compras online pelo site da Always Mod. Mas vale a pena entrar no site e ver os novos produtos, o perfil dos designers da marca e exemplos da aplicação dos produtos em vários ambientes da casa, desde a cozinha até o quarto das crianças.

http://www.alwaysmod.com/


Pra quem quiser comercializar os produtos, eles tem um contato em Sampa:

Associação Beneficente Escandinávia "Nordlyset"
Rua Moraes Barros, 1009
04614-001
São Paulo-SP
Tel: +55 114 922596

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Inspiration

A minha janela preferida da ultima obrinha que fiz!